Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sonhos

Ando tendo muito um sonho. E neste sonho eu estou correndo em uma subida, e é uma subida longa, tem horas em que meu ritmo aumenta e em outras diminui.  È uma subida bem pesada uma mistura de Biologia (Usp) e Brigadeiro mas sem o momento redentor de final de São Silvestre de braços abertos fazendo aviãozinho em meio ao povo na Av Paulista. Talvez seja apenas uma métafora da vida, que eu tenho que continuar nessa subida, que a caminhada é longa, e que para chegar ao objetivo tenho que correr e levantar bastante os braços e joelhos e olhar para cima no final do caminho.

Do meu sonho eu vou para o sonho do Neil Gaiman ou melhor eu vou para Sandman sua maior criação.  Na virada dos anos 80 para os 90, Sandman foi o maior sucesso da linha de quadrinhos adultos da DC Comics. Gaiman pegou um antigo personagem da DC que usava um  gás para adormecer as pessoas e criou o Deus dos Sonhos ou Lorde Morpheus aquele que reina nos dominios oniricos quando todos os seres humanos fecham os seus olhos e sonham.

Sonhos dentro de sonhos, será que tudo é um sonho??? ou é real?? A Origem filme escrito, dirigido e produzido por Christopher Nolan.  O final em que o personagem de Leonardo Di Caprio gira o pião  para verificar se está sonhando ou não,  porém é distraído pelos seus filhos , e por isso não dá para ter uma resolução sobre o filme e  o final fica em aberto e sujeito  a interpretações.


Não há nada melhor sobre sonhos do que Little Nemo in Slumberland, eu li essa HQ de Winsor Mckay, na livraria Saraiva do Shopping Eldorado, e quase cometi um furto, pois não tendo o dinheiro para comprar este gibi pensei seriamente em furta-lo. Era uma compilação das tiras publicadas entre 1905 e 1913. É uma obra prima, pois Little Nemo não é uma fantasia para crianças  é muito mais que isso é  sombria, surreal, ameaçadora e até mesmo  violenta.  A história narra os sonhos do Nemo (ninguém em latim) e o interessante é que o ultimo quadro de cada tira ( pois era publicado em jornais no formato de tira) sempre mostrava Nemo acordando geralmente sobre a cama ou perto dela.

Bom deixa eu continuar sonhando que estou correndo................

Nenhum comentário:

Postar um comentário